segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Florença não é amiga

Nestas bandas, coisas simples como navegar na Internet ou trabalhar num café são um verdadeiro desafio.

Depois de ter gasto 50 euros numa pen da Wind (a Optimus aqui do sítio) cheguei a casa com a ânsia de quem andava há uma semana a ressacar. A hipótese de poder abrir o email, os sites dos meus jornais e blogues preferidos, de saber das novidades de todos os “amigos” do Facebook, quase me fez espumar da boca.

Aguentei a pressão e com as mãos meio trémulas liguei tudo como mandavam as instruções. Digitei a password e esperei… 2,5,10,15,20 minutos. Nada. Passei a noite hipnotizada com a luzinha vermelha da minha pen, esperançosa que como por milagre o verde se apoderasse dela.

O pior aconteceu no dia seguinte, quando fui à loja onde paguei para me tornar info-incluída e o italiano arrogante que me tinha atendido da primeira vez me alertou para o óbvio: Em Florença, há redes que funcionam bem em determinadas zonas da cidade e mal noutras “Se não dá em sua casa, não posso fazer nada. Comprou a pen, tem de ficar com ela.”

Pois claro, saber que no centro de uma cidade cosmopolita operadoras de telecomunicação nacionais não têm boa cobertura parece-me algo intuitivo.” E avisar antes de ter comprado, que no meu país não é nada assim?” “Ah, devia ter-se informado antes”, respondeu-me com a sobrancelha levantada. Itália está na Idade da Pedra no que à rede e velocidade da Internet diz respeito. Como se não bastasse, depois de várias cruzadas, só encontrei ainda um café onde pudesse ligar o portátil à ficha.

Ou seja, além de ter de sair à rua e enfrentar 0 graus sempre que quiser ver o email, o risco de não encontrar nenhum sítio onde possa conviver alegremente com o meu computador é bastante elevado. Se na minha casa não funciona mesmo? Funciona, mais ou menos a partir das 22 horas com o portátil em cima de um banco que por sua vez está em cima da mesa da cozinha a desafiar a gravidade.

Haja alguma coisa boa em ter sido obrigada a mudar de poiso.

2 comentários:

  1. experimenta a biblioteca dell'oblate. mesmo ao pe' do duomo. regista-te como estudante erasmus e eles dao-te uma pass. e tens acesso a net. e costuma haver la aperitivos erasmus a noite. ah e tem uma vista boa para o duomo * ;)

    (ja agora, susana :) fiz erasmus ai' o ano passado e foi a fatinha que me encaminhou o teu blog.. tais sao as saudades que sinto disso*)

    ResponderEliminar
  2. Olá Susana, obrigada. Descobri-a nos primeiros dias aqui na cidade, dica de uma italiana. É perfeita para trabalhar e para levar uns filmes e livros em italiano. Fica a uma rua da minha casa, vivo em frente ao Bar Rex, que segundo consta é famoso nestas bandas.

    ResponderEliminar