terça-feira, 3 de maio de 2011

Feios, porcos e maus

Este texto vai parecer ressabiado mas não é. Estou há três meses em Itália, desde a primeira semana que penso o mesmo, só não o disse alto porque podia mudar de ideias e já não haver volta a dar.

Os italianos desiludiram-me, esperava um povo à medida dos espanhóis. Simpático, aberto, acolhedor, e saiu-me uma argamassa que nem os senhores da construção civil quereriam usar.

Têm má cara, respondem torto à pergunta mais inocente, passam à frente nas filas e parecem sempre zangados com a vida (se trabalharem num estabelecimento público, a dose é a quadruplicar). Dão encontrões e cargas de ombro na rua como se nada fosse (sem pedir perdão ou sequer olhar para o alvo que acabaram de abater), são troca-tintas e passam a perna sempre que podem. Ah, já me esquecia, os senhores fazem xixi contra as paredes, repito, os senhores, não o bêbado ou o pedinte.

O que é feito do dolce fare niente, descontraído e encantador que tanto me venderam? Começo a ressacar por pessoas simpáticas e carinhosas. Só para verem, quando o senhor do café onde vou todos os dias me sorri e diz bom dia, sinto-me a Monica Belluci aqui do bairro.

Estou a generalizar, claro. Assim de repente, quase que me consigo lembrar de umas dez alminhas simpáticas. Dizem que é coisa do Norte, que para o Sul o sol volta a brilhar nestes seres e as pessoas são dotadas de uma simpatia nunca antes vista. Vou lá em Junho, espero ver para depois crer.

Até lá, só me vem à cabeça dizer isto: os italianos são "patos chocos" (sei que deviam ser patas), pouco cívicos e donos de uma antipatia que nunca reconheci noutro povo. Agora vou-me deitar, não vá algum apanhar-me na curva e adensar a canelada que a senhora que ia hoje ao meu lado no autocarro me deu enquanto, desengonçada, tentava sair levando tudo atrás.

1 comentário:

  1. ooohhhh!! vou ter q mostrar este post ao meu melhor amigo italiano! que e do norte e detesta o sul. e e a simpatia em pessoa!!
    infelizmente acho q ele vai concordar ctg lol

    P.S. como se ve, estou sem acentos

    ResponderEliminar