quinta-feira, 17 de março de 2011

Parabéns, Itália!

Faz hoje 150 anos que Itália se aliou à Prússia, obrigou a retirada da Áustria e anexou Veneza ao seu território (só ficou a faltar Roma para que se completasse a unificação em 1870). Faz hoje 150 anos que, depois de mais de duas décadas de luta, os italianos conseguiram unificar um território tripartido entre franceses, austríacos e piemonteses.

As pessoas reconhecem o feito. Sentem-se orgulhosas, agitam bandeiras e penduram-nas nas janelas. Saem à rua. Num retrato que talvez só tenha visto em Portugal durante o Euro 2004. Apesar da crise, apesar dos escândalos de Berlusconi, apesar de todas as queixas, ontem à noite os italianos mostraram estar contentes por ter um país só seu. A bandeira de Itália foi projectada nas fachadas dos principais monumentos de Florença. Do carrinho de bebé à trela do cão, da drogaria de bairro à montra da Swarovski, tudo se vestiu de verde, branco e vermelho.

E foi bonito de se ver. Da avó ao neto, do gótico ao betinho, a causa era partilhada. As pessoas, muitas, andavam pelas ruas sem destino, deslocavam-se com o único intuito de mostrar o orgulho que tinham em ser italianos. Fiquei a pensar se não faltava disto a Portugal. Direito à indignação, à manifestação, sim senhora. Mas a vontade de enaltecer o que de melhor se tem, também acalenta.










Fotografias de Ricardo Lopes


Sem comentários:

Enviar um comentário