sexta-feira, 4 de março de 2011

O "Rex"

Crescida e criada (não posso dizer nascida que é o que soava bem porque a minha mãe levou-me até Lisboa para não me assustar logo à primeira com o mundo) na Baixa da Banheira, um subúrbio perto do Barreiro, que por sua vez é um subúrbio de Lisboa mas do outro lado do rio, há um assunto que me sensibiliza com facilidade: a proximidade de actividades lúdicas e culturais.

Sou pessoa habituada a atravessar o Tejo sempre que quero sair à noite, ir ao teatro, comprar um livro ou ver um filme mais alternativo. Por isso, quando cheguei a Florença uma coisa era certa: chegava de ser “suburbanóide” - como um dia me chamou uma colega de trabalho - , teria de viver no centro.

Nunca pensei foi que os meus intentos fossem levados tão à letra. No número imediatamente em frente à minha porta está nada mais nada menos do que o Rex, um dos bares mais famosos da cidade que chega a reunir para lá de 300 pessoas em êxtase dionisíaco aqui na Via Fiesonala.

E a sensação que isto é? No mesmo minuto em que tiro as pantufas, estou no meio de pessoas a beber e a dançar. Se quiser comprar uma garrafa e pôr-me à janela, tudo bem na mesma. Mantenho as pantufas e o resto é igual.

Florença transformou para sempre a minha vida social. Nunca mais vou querer despender três horas por dia, 1158 horas por ano, em viagens. Habituei-me às batucadas na porta a partir das 23h e à rouquidão dos aspirantes a cantores que todas as noites abrem a goela como se não houvesse amanhã, já me embalam o sono.

Por isso, Bairro Alto, Castelo ou Príncipe Real, contem comigo. É só eu ganhar o Euromilhões e não me escapam.
Fotografias de Ricardo Lopes

1 comentário:

  1. Ah, eu sabia... Meu melhor momento em Lisboa, e sabes disso, foi no Príncipe Real. Não precisas ganhar o Euromilhões, vai. Mas viver longe de onde as coisas acontecem só te faz perder essas coisas.

    ResponderEliminar